Ajuda

Como lidar com ansiedade de separação em cães

Dicas bem legais!

1.jpg

Ansiedade de separação em cães está se tornando mais e mais comum. Enquanto as pessoas continuam a levar uma vida cada vez mais agitada, muitos cães acabam ficando sozinhos mais frequentemente.

As duas instâncias mais comuns em que vemos isso é em cães vindos de abrigos para cães abandonados ou cães que podem ter sido acostumados com alguém em casa
com eles por muito tempo, e então a situação do dono muda e agora o cão é deixado muito mais frequentemente.

Sintomas desse distúrbio podem variar desde choro, a latido excessivo, comportamento destruidor e até mesmo feridas auto infligidas como ferimentos por lambida (quando um cão constantemente lambe uma determinada parte do seu corpo até que fique sem pelo e vermelho).

Todas essas são formas de cães lidarem com stress. Independentemente de qual dessas o seu cão está exibindo, existem um conjunto básico de exercícios que você pode fazer para ajudá-los a passar por isso. Neste artigo você irá aprender como lidar com ansiedade de separação em cães.

Muitos donos de cães querem dar amor e atenção a seus cães quando vão deixar a casa por um certo tempo. Nos agachamos, mimamos o cão e então dizemos que logo estaremos de volta e então vamos embora. Embora isso pareça ser o mais correto para fazermos, para um cão sofrendo de ansiedade de separação, estas ações agem como um gatilho para a insegurança do cão. O cão agora está pensando, fui deixado, então agora os comportamentos são acionados.

1) Pratique saídas frequentes e por pouco tempo

A primeira coisa que você quer fazer para ajudar o seu cão é não valorizar a sua saída. Não diga tchau para o seu cão. Não dê um grande abraço ou mimo. Simplesmente pegue as suas chaves e saia. Se você não criar uma “grande cena” antes de sair, é um evento menos dramático para o seu cão.

Com cães sofrendo de ansiedade de separação, esta técnica deveria ser usada frequentemente por pequenos períodos de tempo inicialmente. Em outras palavras, sempre que você puder pegue as suas chaves e vá embora. Fique fora de casa por alguns minutos e depois volte.

2.jpg
Os cães não têm senso de tempo, então o evento para eles é ir e voltar, não o quanto tempo você ficou fora. Pela constante repetição do ato de saída, mas sempre voltando, o seu cão irá aprender a se sentir mais seguro.

2) Não faça da sua saída um grande envento, torne-a chata, não um agito para o cão

A segunda parte de ajudar um cão com ansiedade de separação é não reconhecer o seu cão quando chegar em casa. Nós todos gostamos de chegar em casa e dar carinho para nosso cão e enchê-los de amor, mas isto mais uma vez faz da situação um grande evento, por sua vez resultando em mais ansiedade.

Quando você retorna você também não deve dar atenção para o cão. Entre na sua casa, largue as suas coisas, faça o que você têm que fazer e só então cumprimente o seu cão com calma. De novo, desta forma, você está tornando o evento de separação algo de menor importância.

3) Dê mais exercício para o seu cão antes de sair

Existem também outras coisas que um dono de cão deve considerar caso o seu cão esteja sofrendo de ansiedade de separação. Primeiro, você ficou fora o dia todo, garanta então que o você leve o seu cão para uma boa caminhada antes de sair. A caminhada irá ajudar o cão liberar sua energia acumulada por consequência ajudando-o a relaxar mais durante o dia.

Segundo, se você tiver saído por muitas horas, você pode considerar contratar alguém para levar o seu cão para passear ou deixar o seu cão num hotel para cães. É um dia longo em casa para um cão, então quebrar o dia para eles com uma boa caminhada pode ajudá-los com o seu stress.

4) Encontre um local calmo e seguro para o seu cão ficar quando você sair

Por fim, você precisa garantir que o seu cão esteja em local seguro. Caso seja um cão destrutivo, você deveria confiná-lo a um quarto menor. Os cães podem se meter em muita confusão quando deixados sós. Até mesmo caso não sejam destrutivos, espaços menores ajudam os cães a se sentirem mais seguros. Cães ansiosos tipicamente ficam nervosos com barulhos e movimentos fora de casa, então um espaço como uma área de serviço ou banheiro podem ajudá-los a se sentirem mais seguros.

Lidar com ansiedade de separação em cães toma tempo. O seu objetivo é ajudar o seu cão a se sentir seguro quando estiver em casa, bem como confortável com a idéia de que mesmo que você saia, irá retornar.

Beth Jeffery é uma adestradora de cães e especialista em comportamento animal baseada em San Diego, Califórnia, Estados Unidos. Trabalhou com cães guia para cegos e cães de assistência para deficientes, além de ter a sua própria firma de treinamento, a “The Top Dog Trainer” por muitos anos. De treinamento de filhotes até agressão, Beth lidou com todas as raças, idades e problemas. Acredita em dar aos donos todas as ferramentas para ajudá-los a construir uma relação forte com o seu cão, que envolve ambos amor e respeito. Beth aparece na foto com o seu Labrador, Dill.

FONTE: AdoroCães.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s