Cães, Cuidados, Dicas, Educação

Novembro azul também vale para cães

logo_irmc3a3o-animal-sem-fundo

Novembro é o mês azul. Sabe o que isso significa? Que ele é considerado, no mundo todo, o mês da prevenção e combate ao câncer de próstata. É um problema sério entre os humanos e que também afeta os nossos amigos cães, sejam eles castrados ou não. É uma doença que invariavelmente acaba levando à morte do animal, mas você pode reduzir as chances do seu surgimento, além de proporcionar uma qualidade de vida ao seu amigo, caso a ela seja descoberta em uma fase inicial.

O diagnóstico do câncer de próstata pode ser feito por meio de exames de sangue, ultrassom ou raio X. Uma biópsia confirmará se a doença está instalada e indicará, conforme as células encontradas, qual o melhor tratamento. Uma das difilculdades do combate à doença é a tendência à metástase (quando as células cancerígenas se espalham por outros órgãos do corpo). O tratamento varia de acordo com o tipo de câncer, a fase em que ele foi descoberto, o ritmo de avanço do tumor e a idade do cachorro, entre outros.

“Felizmente, a incidência de câncer de próstata é baixa entre cães, e praticamente inexistente entre gatos. Embora a castração não seja garantia de prevenção da doença, ela ainda é a melhor maneira de reduzir as chances de seu surgimento por evitar alterações hormonais”, diz Valéria Pires Correa, diretora clínica da Pet Center Marginal. Exames regulares com seu veterinário também são bastante úteis.

Sintomas

Um dos sintomas do câncer de próstata é a mudança de postura corporal do cão, devido às dores. Com isso, ele tende a andar com a coluna arqueada, como forma de tentar aliviar a pressão sobre a próstata. Uma forte perda de peso também costuma ser observada nesses casos, assim como dificuldades para urinar, secreção no pênis e o aparecimento de sangue na urina. Uma outra manifestação que pode ocorrer são as fezes em formato de “fita” por compressão do reto pela próstata aumentada ou com câncer.

Devido às dificuldades de tratamento (que pode envolver quimioterapia, radioterapia e cirurgias), o câncer de próstata acaba levando o cão à morte em algumas semanas. Em alguns casos, é possível dar uma sobrevida de alguns meses para o animal. Apesar de ser uma doença com baixa incidência, você deve ficar atento a sintomas suspeitos, para que seu animal não sofra sem auxílio médico. Na dúvida, leve seu melhor amigo ao veterinário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s